terça-feira, 16 de março de 2010

GRAFITE NA MODA DO IZA/ESTÁCIO


ATENÇÃO!

No dia 27 de Março comemora-se o DIA NACIONAL DO GRAFITE. Esta data foi escolhida em homenagem a Alex Vallauri, morto nesta data no ano de 1987.

Para quem não conhece, Alex Vallauri (Asmara / Etiópia, 1949 – São Paulo, 27 de março de 1987) é grafiteiro, artista gráfico, pintor, desenhista, cenógrafo e gravador. Mesmo tendo nascido no continente africano tem nacionalidade italiana.
Veio para o Brasil com a família no ano de 1965. Formado em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado, se especializou em Artes Gráficas no Litho Art Center na Suécia. Estudou desenho no Billy Accioli na Inglaterra e freqüentou o Pratt Institute nos Estados Unidos.

De volta ao Brasil, deu continuidade aos grafites em espaços públicos, desta vez nos muros de São Paulo. Ao mesmo tempo estudou novas maneiras de aplicações de gravura, como a xerografia.

Pioneiro na arte do grafite no Brasil, Alex usou outros suportes além dos muros urbanos; estampou camisetas, bottons e adesivos. Para ele, o grafite é a forma de comunicação que mais se aproxima do seu ideário de arte para todos.

ALUNOS DO IZA/ESTÁCIO REALIZAM HOMENAGEM

Os alunos do quinto período da graduação do Curso Design de Moda UNESA/IZA estão desenvolvendo pesquisa teórica que dará suporte`a metodologia projetual de produtos de moda no TCC.

O tema é o Grafite Arte Urbana. A integração teoria prática é a principal vertente do nosso curso. Sendo assim, foi proposto um evento que integrasse a cultura do grafite ao espaço acadêmico através da grafitagem de uma das paredes da sala 225 A - espaço de aula desses alunos.

O objetivo é integrar os alunos da manhã envolvendo as Oficinas de Criatividade
( prof. Felipe Eiras e prof. Willian Farias ), Antropologia Cultural e Projeto Final Teórico (prof. Lucia Rebello), Projeto Final Prático(Monica, Felipe e Rebello), Identidade Visual (prof. Luiz Otavio).

A proposta é que a atividade seja realizada na quinta-feira noite (25/3) e sexta-feira ( 26/3) manhã.Os Mcs serão os alunos do quinto periodo mas todos os alunos poderão participar. O Hip Hop e o Rap darão o tom musical ao evento.

Nenhum comentário: