segunda-feira, 15 de março de 2010

A POLÊMICA DA ARTE CONTEMPORÂNEA EM QUESTÃO


No passado, a arte esteve comprometida com idéias de beleza e perfeição, ocupando o mais alto posto dentre as atividades do espírito humano. O artista era visto como um ser iluminado, um demiurgo talvez, capaz de conduzir a imaginação do espectador a mundos superiores. Mas tudo parece haver mudado a partir do início do século XX quando os futuristas proclamaram o barulho das máquinas como superiores à música de Beethoven e a luta de boxe mais bela que a Vênus de Milo.

Desde então, e cada vez mais, a arte quis se equiparar à vida cotidiana. O que aconteceu? Como situar a arte contemporânea e suas provocações?

Através de imagens e vídeos, este curso pretende colocar em discussão os valores implicados no fazer e no ver da arte contemporânea, buscando ainda identificar as origens das questões levantadas por muitos nas conquistas da Arte Moderna.

DIAS 6, 13, 20, 27 de ABRIL, terças-feiras, das 19h00 às 21h00

VALOR: R$ 300,00 (R$100,00 na inscrição e o restante parcelado)

BAZAR DE IDÉIAS: Rua Real Grandeza 59 casa 10 – Botafogo – RJ RJ.

Informações e reservas: 021- 8624.3980, 8365.2707, 2527 3432
bazzardeideias.1@gmail.com

*Hilton Berredo artista plástico da Geração 80, além de já ter exposto em inúmeras galerias de arte no Brasil e no exterior (mostras brasileiras em museus de Paris, Madrid, Berlim, Munique, Düsseldorf, Amsterdam, Tóquio e Buenos Aires) destacando-se na XX Bienal Internacional de São Paulo, tem sua obra incluída em importantes acervos tais como Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu de Arte Contemporânea da USP, Stedelijk Museum Amsterdam, MAM RJ e Museu de Arte de Brasília.

Seu trabalho inclui esculturas em borracha, Instalações, Performances. Desde 1986, Hilton Berredo vem desenvolvendo, com a bailarina Giselda Fernandes, uma linha de pesquisa que inclui dança, performance e intervenções plásticas. Professor PUC.

Nenhum comentário: