quarta-feira, 28 de abril de 2010

SEMINÁRIO DA INDÚSTRIA DE CALÇADOS


O Seminário Nacional da Indústria de Calçados é promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e tem como objetivo abordar temas ligados ao desenvolvimento da cadeia coureiro-calçadista como um todo.

Nesta 14ª edição, que acontecerá dia 29 de abril de 2010, a proposta é discutir o Design e o potencial do Brasil como criador e difusor de moda no cenário mundial. O tema visa motivar as empresas a buscar a identidade brasileira e como transformar o conteúdo das pesquisas em produtos diferentes e criativos.

Serão realizadas 4 palestras, que abordarão o tema A cultura Brasileira como Estratégia de Design em diferentes contextos.

A abertura oficial do evento será com Heitor Klein, diretor executivo da Abicalçados. Em seguida, a professora de design Dorotéia Pires, fará a introdução ao público presente e apresentará brevemente o Projeto Cultura de Design da Abicalçados.

A primeira palestra terá o estilista Walter Rodrigues apresentando o tema A Importância do Design no Desenvolvimento de Componentes para o Setor Coureiro Calçadista. Será feita abordagem ao projeto Fórum de Inspirações para Couro, Calçados e Artefatos, criado pela Associação Brasileiras das Empresas de Componentes para Couro, Calçados Artefatos (Assintecal).

A segunda palestra tem como título o Olhar o Brasil de Maneira Inovadora, e abordará o tema através do Caderno +B Inspiração Brasil - Verão 2011 cuja palestrante Rose Andrade é a coordenadora. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Associação Brasileira dos Estilistas (Abest) e que apresenta a dinâmica de decodificação de macro tendências e as inspirações brasileiras.

Após coffee break, a palestra seguinte terá o tema Design e identidade local: o território como modelo projetual. Apresentado pelo Phd em Design, Dijon De Moraes, abordará o Projeto Compex 10x6, que ele desenvolve em parceria com a Assintecal.

A última palestra, intitulada A Marca Brasil na Assinatura de um Design Contemporâneo, será apresentada pelo designer mineiro Ronaldo Fraga, que irá expor sua metodologia de criação contemporânea, voltada para as raízes brasileiras.

O evento será finalizado por uma mesa redonda com os palestrantes, para discussão sobre o tema central do Seminário. A professora Dorotéia Pires será a mediadora e contará com a participação do público presente.

Nenhum comentário: