sexta-feira, 4 de junho de 2010

AGENDA: ZIGUE ZAGUE NO MAM / SP


A 8º edição acontecerá no MAM entre os dias 09 e 12 de junho de 2010. A primeira conversa transversal trará o cantor Ney Matogrosso ao auditório do MAM. O artista vai comentar sua relação com os figurinos e sua performance com mediação da pesquisadora e curadora do evento, Cristiane Mesquita e do consultor de moda, Jackson Araújo.
A presença de Ney Matogrosso aponta o eixo condutor dessa edição do zz. Imagens de palco e um de seus figurinos mais emblemáticos integram a exposição “A cidade do homem nu”. Com curadoria do colombiano Inti Guerrero, a mostra ocupa a sala Paulo Figueiredo e foi inspirada em conferência ministrada pelo artista brasileiro Flávio de Carvalho em 1930, no IV Congresso Panamericano de Arquitetura e Urbanismo, no Rio de Janeiro. Ali Carvalho propôs um “urbanismo para o homem nu” – leia-se desnudado do seu corpo cultural – e uma “nova cidade”, na qual a sexualidade cumpriria papel fundamental.
Uma retrospectiva da obra de Flávio de Carvalho, com curadoria de Rui Moreira Leite ocupa a sala principal do MAM e também conduz as atividades deste zz. As reflexões de Carvalho sobre a roupa, publicados no jornal Diário de São Paulo no período de 04/03/1956 a 21/10/1956, intitulada “Casa, Homem e Paisagem: ensaios sobre a moda masculina” originaram a performance chamada Experiência nº 3, realizada em 18 de outubro de 1956, no centro a cidade de São Paulo. Flávio de Carvalho vestiu blusa de mangas curtas, saia acima dos joelhos, meias arrastão, sandálias de couro e chapéu e desfilou pelas ruas, propondo uma nova concepção de indumentária para os homens tropicais: o “Traje de verão”.
Desta forma, as propostas de trânsito entre moda e arte desta edição caminharam pontuadas por questões tais como a masculinidade, a roupa, a cidade, a ocupação de espaços e a arte como experiência – idéias que também nos remetem a outro artista emblemático: Hélio Oiticica, que ganhou exposição retrospectiva em São Paulo, entre 20/03 e 23/05/2010 no Itaú Cultural.

Nenhum comentário: