quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

"No futuro, não haverá coleção por estação", diz Walter Rodrigues


O estilista Walter Rodrigues nos recebeu dentro do seu espaço no Fashion Business para um bate papo super interessante sobre a próxima estação. Tudo começou quando perguntamos a ele qual a principal diferença entre produzir uma coleção de verão e uma de inverno. Walter disse que a diferença estava basicamente nas cores, mas foi enfático ao prever que, em breve, não trabalharemos mais em cima de coleção por estação. Em países como o nosso, de dimensões continentais, as quatros estações estão presentes o ano todo; enquanto há frio no sul, o norte e o nordeste vivem dias ensolarados. “Como estilista, me sinto dividido, pois quero atingir cada canto do Brasil. É difícil fazer inverno quando o clima não é dos mais frios”.
Ele também observou que estamos passando por uma nova idéia de climatização. A popularização dos ares condicionados em lugares fechados e as mudanças climáticas fazem com que, mesmo no verão, estejamos sempre com um casaquinho ou uma pashmina em mãos.
A coleção "As Cariocas" do verão 2008 da sua marca surgiu justamente de um comportamento observado por ele nas ruas da cidade. “Durante o verão estava no Rio de Janeiro e fui ao Sushi Leblon. Lá, reparei que as mulheres estavam todas enroladas, protegendo-se do frio que fazia no restaurante. Ao saírem do local tiravam todos aqueles panos e ficavam de regatinha, short e chinelo, prontas para o calor da rua. Achei aquilo o máximo e resolvi fazer minha coleção pensando nessas mulheres”, se diverte o estilista.
Walter deu o exemplo, também, das marcas européias que hoje lançam Resort Collections e fazem preview de verão e inverno para atender a demanda de consumidoras cosmopolitas que mudam de continente para mudar de estação. Ou seja, é possível usar regata no inverno e moletom no verão. Mas, se pudesse escolher um hit para a próxima estação, o estilista desejaria “ver a mulher usando um terno bem feito. É chique, é clássico”, finalizou.

por Bia Hackradt e Gabi Araújo

2 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente ARRASARAM!

Anônimo disse...

muito bom!