quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Profissões da moda: estilista

A área mais procurada por quem entra num curso de moda é a de estilismo. Para explicar as maravilhas dessa profissão o estilista pernambucano Melk Z-Da deu umas dicas exclusivas para você, que acessa nosso blog.

Como você se descobriu estilista?

Foi por acaso. Sou formado em Artes Plásticas e já trabalhava com isso antes de fazer roupas. Minha mãe sempre costurou e fazia muito trabalho artesanal, mas até então eu não tinha noção nem modelagem nem de costura. Em 2002, por necessidade, fui trabalhar numa loja de tecidos desenhando roupas para as clientes. Também nessa época, fazia acessórios e algumas peças de malha para uso próprio. Meus amigos e conhecidos começaram a encomendar minhas peças; eu as fazia, pois eram coisas fáceis de fazer. Finalmente entrei num curso de modelagem e tomei gosto pelo assunto.
Dois anos depois participei do concurso Novos Talentos Riachuelo para estilistas e fui para a final. Consegui comprar uma máquina reta e comecei a costurar. Nunca mais parei.

Quais eventos marcaram sua carreira?

Além do concurso Riachuelo, em 2004 participei do Recife Fashion (também organizado pela Eloysa Simão, que foi quem me trouxe para o Rio). Em 2006 fui para Madrid para a semana de moda.

Aonde você busca inspiração?

Em tudo! Uma pintura, uma música, uma cidade... Qualquer coisa pode virar tema de uma coleção.

Você expõe no Fashion Business, uma feira de negócios de moda. Quais são os países que mais compram suas criações?

Minhas peças estão em muitas partes do mundo. Mas Arábia Saudita e Japão são dois dos países que mais simpatizam com a minha coleção.

Qual conselho você daria para os futuros estilistas do Instituto Zuzu Angel?

É importante ter persistência para não desistir no primeiro obstáculo. Outro conselho que considero bastante útil é não ficar preso ao mundo da moda; enxergue além dele. Beba na arte, no design, no ambiente que te rodeia.

por Bia Hackradt e Gabi Araújo

Nenhum comentário: