quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Profissões da moda: fotógrafo/cinegrafista



Marcelo Pinta é nosso convidado para falar sobre a profissão de fotógrafo/cinegrafista.

Quais as especificidades técnicas necessárias para ser um fotógrafo/cinegrafista?
Esse tipo de profissional precisa ter um curso técnico para fazer um bom trabalho. No curso você aprende a mexer nos tipos de máquina, trabalha com a luz, etc. Eu sou a favor, também, do diploma de jornalista, para ter um conhecimento geral e específico sobre a profissão.

Quais são as limitações da sua área de trabalho?
As limitações estão ligadas ao conhecimento. No começo, eu não sabia quem eram as pessoas importantes; modelos, jornalistas, estilistas passavam por mim sem que eu os reconhecesse. Com o tempo você se familiariza com todo mundo e fica mais fácil trabalhar.

Você sempre quis trabalhar com moda?
Não. Comecei como freelancer por acaso, em 2004.Hoje faço trabalhos com moda e futebol. São duas coisas completamente diferentes, mas, em comum, têm a correria e o glamour. Por exemplo, amanhã saio daqui direto para o aeroporto para cobrir um campeonato esportivo.

O profissional freelancer parece ter mais oportunidades de trabalho do que o fixo. É verdade?
Não é bem assim. Eu sou freelancer, mas já sou uma espécie de fixo para o portal Terra. Ser ‘freela’ é bom porque posso vender minhas imagens para outros veículos, como canais de TV na Venezuela e na Espanha.

Qual conselho você daria para quem pretende seguir sua profissão?
Estude muito e corra atrás.

por Bia Hackradt

Nenhum comentário: