quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Entrando no mercado de trabalho




Semana passada uma discussão em sala de aula chamou atenção para a dificuldade que muitos alunos têm de encontrar o primeiro emprego ou estágio. É sempre bom para o currículo pessoal acumular algumas experiências de trabalho ao longo do curso. O estágio é a melhor maneira de participar ativamente do mercado de trabalho, fazer contatos, encontrar sua área de maior interesse, enfim, encaminhar sua carreira.



No campus da Terra Encantada, no térreo, há um mural de avisos exclusivamente para o nosso curso. Lá, além de avisos de palestras e eventos de moda que acontecem pelo mundo afora, há também algumas vagas de estágios que empresas oferecem ligadas a diversas áreas. A aluna do 5º período, Priscila Kimi, viu um desses anúncios e se inscreveu para a vaga. Hoje, ela trabalha no showroom da Maria Valentina.



Mas, para quem ainda não encontrou nada interessante, aqui está uma lista de sites que oferecem empregos e estágios em Moda. Mas, lembre-se, o importante é correr atrás de qualquer oportunidade e não desistir no primeiro obstáculo que aparecer. O trabalho perfeito está a sua espera!



http://www.mudes.org.br/ - Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social, ou seja, tem como principal objetivo promover o encontro entre empresa e empregado. Nele, você procura detalhadamente o que deseja. Quem já utilizou os serviços da fundação diz que é melhor ir pessoalmente a uma das unidades e conversar com os atendentes. É emprego certo!



http://www.ciee.org.br/ – Centro de Integração Empresa Escola. Muito elogiado pelos estudantes, esta outra instituição também te coloca em contato direto com quem oferece as vagas de emprego. Tem uma sessão especial para estagiários, tecnólogos e para quem tem 2º grau completo.



http://www.tivit.com.br/ - site bastante completo com cadastro grátis. Pesquisando rapidamente encontrei algumas vagas para modelistas e estilistas. Há oportunidades para estágios e empregos.



http://www.carreirafashion.com/ – é um site específico para quem quer trabalhar com moda. O cadastro sai por R$35 um mês de registro ou R$ 199 a anuidade. Consegui conversar com algumas pessoas que conseguiram estágios por lá e todas disseram que valia a pena.



http://www.curriculum.com.br/ – oferece um registro bem detalhado sobre suas qualidades e objetivos para que a busca seja bem detalhada. Fiz o cadastro gratuito, porém, há opção de pagar taxas para que seu perfil esteja na primeira página de busca das empresas. Tem vagas de todas as áreas de moda.



http://www.catho.com.br/ – talvez o site de emprego mais famoso do país. Talvez, seja também, o de maior oferta. É preciso pagar para ser cadastrado. Promete encontrar o que você procura.



http://www.infojobs.com.br/ – tem parceria com a Catho. Possui registro gratuito ou pago. Eu tenho conta no site e recebo semanalmente oferta de estágios variados: costura, modelagem, estilista, produtor, etc.


Ah, quem já conhece esses sites ou tem dicas de outros mais legais, por favor, deixa o recadinho aqui. Vamos adorar saber!

Um comentário:

Anônimo disse...

Um portal de empregos que é totalmente gratuíto é Oemprego, aqui poderão acompanhar as vagas disponíveis na sua região cadastrando o currículo.


http://www.oemprego.com.br