terça-feira, 14 de abril de 2009

SIMPÓSIO DE DESIGN SUSTENTÁVEL


A Universidade Anhembi Morumbi e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design sediará no Campus Morumbi, nos dias 5 e 6 de novembro próximo o 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS), em conjunto com o 2º International Symposium on Sustainable Design (ISSD), os dois eventos científicos mais importantes da América do Sul dedicados ao tema.
Na organização deste Simpósio estão os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, da PUC-Rio, da Unesp-Bauru e o Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da UFPR. A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil (AENDBrasil); da Rede Brasil de Design Sustentável; e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP: United Nations Environmental Programme).
O simpósio reunirá profissionais da área do design, acadêmicos, pesquisadores, bem como representantes do governo e da indústria para discutir conceitos, ferramentas e metodologias do design que contribuam com a sociedade contemporânea rumo a um desenvolvimento sustentável. A primeira edição realizada em Curitiba, no ano de 2007 <www.design.ufpr.br/sbds>, revelou uma comunidade abundante e sedenta por um espaço destinado unicamente ao debate da sustentabilidade na pesquisa em Design.
Convidamos todos os interessados a submissão de trabalhos para apresentação até 02 de maio de 2009.
Todas as submissões deverão ser enviadas através do e-mail <designsustentável@anhembi.br>. O modelo do artigo para submissão encontra-se no arquivo anexo. Mais informações podem ser obtidas no site <https://www.anhembi.br/sbds/>. Os trabalhos aceitos serão publicados integralmente nos Anais em formato digital do 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS), em conjunto com o 2º International Symposium on Sustainable Design (ISSD).
SUSTENTABILIDADE
Desenvolvimento sustentável é o caminho capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. A explicação é da Rede WWF-Brasil, uma organização independente e sem fins lucrativos de conservação da natureza. Atualmente, a sigla recebe a tradução de “Fundo Mundial para a Natureza”. Para o coordenador do projeto EcoDebate, Henrique Cortez: “o desenvolvimento sustentável deve ser compreendido como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente.”
DESIGN SUSTENTÁVEL
No campo do design a sustentabilidade ganha força durante o 7º P&D – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, em 2006, realizado em Curitiba, pelo Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR. Na época, o tópico “Design Sustentável” foi um dos três temas mais discutidos entre os 650 artigos publicados nos anais do evento. Consequentemente, a necessidade de ampliar esforços para desenvolver estratégias que realmente promovam mudanças de estilo de vida tornou-se imprescindível.

Nenhum comentário: