quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FASHION RIO REAFIRMA VOCAÇÃO DO RIO COM A MODA


o Fashion Rio recebe 85 mil pessoas em seis dias, e reafirma a sua vocação para a moda com criatividade, inovação e qualidade; e reforça o compromisso de sinergia com a revitalização da cidade.

Depois de seis dias, 25 coleções e um público estimado em 85 mil pessoas, chegou ao fim a 18ª edição do Fashion, que apresentou as tendências para o inverno 2011. Com o tema Alma Carioca – As pessoas, uma celebração, a semana de moda conclamou as pessoas a falarem sobre o que as inspira e as emociona. “Podemos perceber que todos estão se desafiando mais. Senti mais união por uma moda criativa e inovadora, buscando esse caminho de identidade”, afirmou Paulo Borges.

Com cenografia de Mari Stockler, o Fashion Rio contou com investimento de R$15 milhões, que gerou três mil empregos diretos e indiretos. A exposição Alma Carioca, que se estendeu da entrada aos armazéns 3 e 4, com fotos de estilistas, grifes, modelos, passarelas, exaltou o estilo a imagem e a identidade dos cariocas de coração. Incluindo uma exposição maravilhosa da estilista Zuzu Angel e um quiosque universitário da Estácio/IZA.

Cenas do documentário Alma Carioca, de Richard Luiz, permearam a semana inteira e celebraram as referências cariocas que continuam a inspirar artistas e criativos das mais diversas áreas como sinônimo de frescor e liberdade. Personalidades como Danuza Leão, Oskar Metsavaht, Gilberto Gil, Luciano Huck, Murillo Meirelles, Hildegard Angel, entre outros falaram sobre sua relação com a cidade.

O Fashion Rio teve a cobertura de cerca de 1.500 jornalistas que estiveram presentes no Pier. A cobertura internacional do evento foi feita por jornalistas e blogueiros na moda mundial, como Bryan Boy – um dos maiores blogueiros de moda do mundo - Collin McDowel, autor do Fashion Today; Yvan Rodic, do Face Hunter; Paula Mateus, diretora da Vogue Portugal; Gianluca Longo, do Evening Standard e Marko Matysik, da Vogue Japão, ocuparam a fila A.

OEstudio mostrou suas apostas escolhendo apenas modelos negros para a passarela; a Cantão surpreendeu com desfile para a mulher cosmopolita no Parque Lage; a New Order fez uma harmoniosa mistura do universo militar com o balé e levou para a passarela botas com bico de sapatilha e sandálias-coturno; Andréa Marques transformou as cores, as asas e o brilho dos besouros em criações românticas para o seu inverno; e Lucas Nascimento encantou com suas peças de tricô cuidadosamente desenvolvidas, combinando fios europeus e brasileiros. A British Colony fez um inverno inspirado no universo naval e nas águas geladas; a mineira Printing se apropriou de elementos tropicais para mostrar um novo olhar sobre o inverno. Também de Minas, Patachou e Coven fizeram belas apresentações.

O que se viu nas passarelas do evento foi moda com criatividade, inovação e qualidade. Fora delas, os parceiros do evento capricharam em suas produções e nos seus lançamentos. A Melissa fez uma instalação para lançar o Projeto Melissa Academy. A Nívea apostou no branding experience e levou para o evento totens interativos que permitiam vivências com hidratantes da marca. A Ipanema transformou seu lounge em galeria de arte e artistas foram escolhidos para transpor suas inspirações para quatro modelos de sandálias. O Sistema Firjan inspirou-se no design em sua sala vip e levou para o evento peças de designers brasileiros consagrados.

A Oi levou para o Pier pocket shows com artistas que integram o projeto Oi Novo Som, entre eles, Tulipa Ruiz, Luisa Maita, Lucas Santanna e Curumin. E a Coca-Cola apostou na sustentabilidade, num espaço recheados de materiais ecológicos no mobiliário, piso e paredes. Além disso, lançou uma elogiada coleção da Coca-Cola Clothing e o projeto de franquias em containers. HP

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