sexta-feira, 10 de junho de 2011

O ORIENTE DAS MULHERES






“O Oriente das Mulheres”, exposição realizada pelo Museu do Quai Branly em Paris, apresentou 150 vestimentas tradicionais das mulheres de uma área conhecida como “Croissant Fertile”, que compreende o norte da Síria ao deserto do Sinai, passando pela Jordânia e a Palestina.

As roupas, ricamente bordadas com refinados padrões geométricos, são complementadas com maravilhosos trabalhos artesanais de véus, acessórios e joalheria. As peças são utilizadas tanto nas cidades como por camponesas e beduínas e datam do final do século XIX até os dias de hoje. A ambiência criada por Christian Lacroix, diretor criativo da exposição, convidou-nos a entrar em um mundo de cor, refinamento e poesia, promovida por uma iluminação diáfana e ao mesmo tempo aconchegante.

De colorido, beleza e sensibilidade estética ímpares, é na arte do fio que as mulheres do oriente médio se expressam e se embelezam como reação ao isolamento social a que são até hoje forçadas a viver dentro de suas culturas. “As criações apresentadas revelam ao visitante um olhar sobre a história destas mulheres cujas as mãos, gestos, gostos e talentos dotam o tecido e as linhas de seda e do algodão como parte delas mesmas, compondo cada vestido como se fossem obras de arte.” Com uma História têxtil e de bordados milenar, este vestuário típico é uma forma de comunicação social, geográfica e religiosa. Porém, desde os anos setenta, a aparência das mulheres da região vem sofrendo mudanças por imposição do uso do “Vestido Islâmico”, roupa escura que cobre todo o corpo e sem nenhum tipo de ornamentação. Consequentemente, a arte tradicional têxtil vem sofrendo gradual abandono.

A Exposição ficou em exibição do dia 8 Fevereiro a 15 de Maio de 2011, porém uma parte considerável destas peças foram adquiridas pelo Museu do Quai Branly e irão integrar o acervo permanente, possibilitando que o público continue as apreciando e assim garantindo a conservação destes trabalhos para o estudo e inspiração de futuras gerações.



Fontes:

www.quaibranly.fr

L’ORIENT DES FEMMES VU PAR CHRISTIAN LACROIX – L’OEL HORS-SÉRIE

Nenhum comentário: