quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MODA E CULTURA EM SALVADOR


MODA é cultura para o Ministerio da Cultura!!! Estamos muito bem representados, Hildegard Angel e Celina de Farias estarão presentes, como delegados, em Salvador! Bacana,né?

I Seminário de Moda
Data: 26 a 29 de setembro de 2010
Local: Salvador - Realização: Secretaria de Políticas Culturais - Ministério da Cultura
Quem participará?
150 delegados, sendo 50 representantes regionais (10 de cada região do país) e o restante dos 100 delegados serão divididos de acordo com o setor que atuam na cadeia produtiva da moda, sendo:
1- Criadores e autores
2- Universidades e associações
3- Empresas jurídicas do setor
4- Membros do atual GT da moda
Objetivos do seminário
O Seminário terá caráter mobilizador, propositivo e eletivo, tendo os seguintes objetivos:
1- Dar prosseguimento ás discussões das políticas de moda iniciadas durante a Pré-conferência Setorial de Moda e a II Conferência Nacional de Cultura;
2- Consolidar as estratégias a serem pactuadas entre Ministério e sociedade civil para o setor de moda, com vistas à elaboração de diretrizes e metas para o Plano Setorial de moda.
3- Instalar o Colégio eleitoral setorial, responsável pela eleição dos membros do Colégio Setorial de Moda; e
4- Instituir o Colegiado Setorial de Moda, no âmbito do CNPC, e eleger os seus membros para o exercício do mandato referente ao biênio 2010/2011.


Cinco estratégias aprovadas na Pré-Conferência Setorial de moda
Eixo I – Produção simbólica e diversidade cultural
Registrar de maneira multimídia, organizar e promover as memórias que formam a identidade cultural material e imaterial da moda brasileira por meio de recursos públicos, considerando as diversidades locais.
Eixo II – Cultura, cidade e cidadania
Promover a articulação interministerial para formação e qualificação do profissional da moda, fomentar estudos e pesquisas que mapeiem, a partir do território, a interdisciplinaridade e diversidade do setor e potencializar as microrregiões com a realização de projetos de moda.
Eixo III – Cultura e desenvolvimento sustentável
Financiar projetos de geração de emprego e renda, promover estudos de mapeamento e fomento de processos sustentáveis na moda com reafirmação cultural em grupos/comunidades por meio de políticas de capacitação, profissionalização e estímulo à produção e à circulação.
Eixo IV – Cultura e economia criativa
Elaborar editais públicos específicos para o setor da moda e fomentar parcerias com órgãos públicos e privados para a consolidação das atividades de grupos acadêmicos, experimentais e oriundos da sociedade civil organizada com ações nacionais e internacionais.
Eixo V – Gestão e Institucionalidade da cultura
Promover a institucionalização da Moda no Ministério da Cultura por meio da criação: do Fundo Nacional de Moda; do Comitê da Moda; e da agenda propositiva de trabalho com o Ministério da Cultura

Nenhum comentário: